05/07/2023

TSE COM TRÊS DIAS DE JULGAMENTO TORNOU INELEGÍVEL O EX PRESIDENTE JAIR BOLSONARO POR DESVIO DE FINALIDADE E ABUSO DE PODER

Todos somos responsáveis por nossos atos, e com o Ex Presidente Jair Bolsonaro não poderia ser diferente, desta forma, cometeu os crimes de Abuso de Poder e Abuso de finalidade, assim, INELEGÍVEL POR (08) anos 





Um dia a casa cai...


TSE forma maioria e torna Jair Bolsonaro inelegível por oito anos

Após voto de Cármen Lúcia, Bolsonaro foi condenado nesta sexta por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação e está impedido de disputar eleições até 2030

Fachada do TSE e Jair Bolsonaro
Fachada do TSE e Jair Bolsonaro (Foto: Roque de Sá/Agência Senado | REUTERS/Adriano Machado)


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria nesta sexta-feira (30) para condenar Jair Bolsonaro (PL) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O ex-mandatário está agora inelegível por oito anos e, portanto, não poderá voltar a disputar eleições até 2030.


Gravidade


A legislação eleitoral demanda que, para caracterizar um ato como abuso de poder, deve ser considerada a "gravidade das circunstâncias que o caracterizam".


Assim, nos votos sobre o tema na Justiça Eleitoral, os ministros precisaram apontar que o caso em discussão conta com este requisito contra o ex Presidente Bolsonaro, e tornaram-o INELEGÍVEL




Desvio de finalidade e abuso de poder


Bolsonaro foi condenado por conta da reunião convocada por ele, enquanto presidente, com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, em julho de 2022. Na ocasião, foram disseminadas informações falsas sobre o sistema de votação brasileiro e as urnas eletrônicas. 

Em seu voto, o relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, destacou a gravidade das acusações contra Bolsonaro, que, de acordo com Gonçalves, se valeu do cargo e da estrutura da Presidência para disseminar notícias falsas, atacar o TSE, mobilizar seus apoiadores e promover sua candidatura à reeleição. 

O ministro afirmou que Bolsonaro propagou "mentiras atrozes" sobre o TSE, fez ameaças veladas e utilizou as Forças Armadas como instrumento para atacar o tribunal, caracterizando um comportamento que ele classificou como um "flerte perigoso com o golpismo".

Para Gonçalves, as provas apresentadas durante o processo deixaram clara e convincente a culpa de Bolsonaro. Por isso, o ministro votou pela condenação - ele isentou o então candidato a vice-presidente da chapa de Bolsonaro, general Walter Braga Netto, de qualquer responsabilidade. 


Um dia daquele que se julga um caçador, outro daqueles que foram massacrados como uma caça...


agora sim DEUS acima de tudo...



Tenho dito,



Bloqueixas Popular



Nenhum comentário: