08/06/2020

ABC FC QUEM AMA NUNCA ESQUECE, MUITO MAIS QUE UM CLUBE DE FUTEBOL UMA PAIXÃO POTIGUAR

"EITA QUE SAUDADE GRANDE DO TIME DE FUTEBOL MAIS QUERIDO DO BRASIL" 

Essa matéria é especial, pois vários Torcedores apaixonados pelo o ABC o legítimo alvinegro praiano mandaram emails ao Bloqueixas Popular pedindo que fizéssemos uma matéria falando na máquina de ganhar títulos no nordeste e no mundo


ABC futebol Clube é uma associação esportiva brasileira, fundado como clube de futebol por um grupo de jovens da elite potiguar no dia 29 de junho de 1915, no bairro da Ribeira, na cidade de Natal.


O ABC é a equipe brasileira com o maior número de títulos estaduais conquistados, são 55 ao todo. E além disso, é junto ao América Mineiro, o recordista de conquistas estaduais consecutivas, sendo dez vezes campeão entre os anos de 1932 e 1941.

Trata-se também, do único clube do  estado e um dos poucos da região nordeste do Brasil a possuir estádio de futebol próprio o Estadio Maria Lamas Farache conhecido informalmente como Frasqueirão, construído com o objetivo de ser a nova casa do clube, e inaugurado em  22 de janeiro de 2006.


Além disso, está, segundo o instituto data folha, entre as 47 maiores torcidas do Brasil, sendo a maior torcida do Rio Grande do Norte . Nessa mesma pesquisa, o clube aparece como a 27ª maior torcida do Brasil














 








O historiador potiguar, Luiz da Camara Cascudo chegou a criar um frase antológica sobre o time Alvinegro:

" Numa cidade chamada Natal existe um povo chamado ABC.

 Em 21 de julho de 2008 foi sancionada na cidade de Natal, a lei n.º 9 107/2008, no qual, fico definido, que no dia 29 de Junho de cada ano, será comemorado o "Dia do ABC Futebol Clube" homenageando dessa maneira a data de fundação do mesmo.

Por sugestão do sócio, e fundador, José Potiguar Pinheiro, o primeiro clube do RN adotou o nome de ABC Futebol Clube aprovado por unanimidade. 

O conjunto de letras ABC, prestou uma justa homenagem, ao pacto de amizade fraternal, amparado diplomaticamente pelos países ArgentinaBrasil e Chile, que visava a cooperação mútua entre esses três países, e fora sacramentada com a assinatura do Pacto do ABC, cujas letras fazem referência às iniciais dos tres países.

Apesar do ABC FC ter sido criado por uma elite de jovens natalenses, ao longo dos anos foi se identificando com O POVÃO a classe operária do RN. 

Passaram-se os anos, e o "mais querido", termo carinhosamente usado por seus torcedores foi criando em dia de jogos pelas ruas de Natal uma verdadeira romaria, tendo em vista, seus torcedores serem menos favorecidos, sem automóveis próprios, se deslocavam a pé aos campos de futebol, nos quais o ABC FC iria se apresentar. 

Seu mascote oficial é fortemente representado pelo ELEFANTE, figura que representa geograficamente todo estado do Rio Grande do Norte.




 

 






















ABC FC faz a festa na CBF no Rio de Janeiro, junto a outros grandes times do Brasil na entrega do troféu de CAMPEÃO BRASILEIRO SÉRIE "C" 2011.







Em Natal uma multidão saíram as ruas para comemorar o primeiro título NACIONAL de um time POTIGUAR na história de nosso futebol 


O torcedor do ABC FC se destaca por sua alegria e seu amor por seu clube



"O ABC FC NADA MAIS É QUE UM TERMÔMETRO SENTIMENTAL DA CAPITAL ESPACIAL DO BRASIL"

Fábio Romero 

Policial militar, ativista, Nordestino e seguidor ferrenho do alvinegro potiguar.


Caro Leitores é para qualquer muito um emocionante ouvir no rádio em horários que antecedem as partidas os torcedores alvinegros dizerem: "trabalhamos a semana inteira e já juntamos o dinheiro necessário para vermos meu time mais querido dar um show", assim sem nenhuma dúvida isso é um dos maiores manifestos de amor por um clube de futebol que o mundo já viu falar. 

Assim, sem mais rodeios, e analisando friamente falar do ABC FC é simplesmente diagnosticar uma região, interpretar um Povo, e devendo salientar que esse time não é só um clube de futebol, ele representa o proletariado potiguar e os anseios e a utopia de uma nação alvinegra. Visto que, ainda carrega consigo o pseudônimo de "clube do povo". 


Tenho dito,



Bloqueixas Popular


Nenhum comentário: