10/07/2015

ACS PM/RN TRABALHANDO EM TODAS AS ESFERAS POR MELHORIAS PARA SEUS ASSOCIADOS POLICIAIS MILITARES

08/07/2015 - ACS participa de audiência na AL para debater assistência à saúde dos PMs

Notícias

A Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (ACSPM/RN), representada pelo presidente Roberto Campos, participou na última segunda-feira, dia 06, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, realizada por iniciativa da deputada estadual Cristiane Dantas. O debate teve como objetivo discutir e apontar possíveis soluções quanto a assistência à saúde dos profissionais da segurança pública do estado.




A parlamentar propositora, reconheceu a necessidade de uma atenção especial voltada ao atendimento da categoria. “Segundo dados da Delegacia Geral de Polícia Civil, cerca de 700 policiais militares estão afastados de suas funções, 45% deles por licença médica, além de 318 casos de problemas psiquiátricos. Outros 33 servidores se ausentaram da profissão para realizar tratamentos de saúde, decorrentes de hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, depressão e outros distúrbios psicológicos”, diz a deputada Cristiane Dantas.

O presidente da ACSPM/RN defendeu que é necessário um conjunto de melhorias, começado com ações preventivas de saúde, evitando assim o afastamento por doenças. “É cada vez maior o número de PMs licenciados do serviço por não estarem em plenas condições de saúde. Quando adoecem contam apenas com o Centro Clínico e o Hospital da Polícia, que sofrem com falta de estrutura e com déficit de profissionais para atender toda a demanda”, explica Roberto Campos.

Ele fala ainda que a associação tenta absorver essa falta de locais para atendimento especializado à categoria, principalmente no apoio psiquiátrico e psicológico. “A ACS atende diariamente dezenas de policiais a procura de atendimento médico, odontológico, jurídico, psiquiátrico e principalmente psicológico. Investimos em profissionais qualificados e atendimento gratuito aos associados, na tentativa de reverter esse quadro preocupante da falta de assistência”, ressalta.



Como resultado da audiência pública, a deputada estadual Cristiane Dantas, se comprometeu em solicitar a realização de concurso público para aumento do efetivo da Polícia Militar e também contratação de profissionais da saúde, especialmente de psiquiatras e psicólogos. A parlamentar disse ainda que vai pedir através de requerimento, a reativação da UTI do Hospital da Polícia Militar e também para estender os serviços do Centro Clinico aos demais servidores da segurança pública do estado.

Nenhum comentário: