02/12/2013

ALUNAS CONCLUINTES DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE POTIGUAR DO RN REALIZAM TRABALHO PELA SAÚDE MENTAL DOS POLICIAIS MILITARES

CONCLUINTES DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE POTIGUAR DO RN AFIRMAM: "OS POLICIAS MILITARES/RN POR FALTA DE UM APOIO PSÍQUICO-SOCIAL ESTÃO DOENTES.


Durante a apresentação de um artigo Científico de conclusão do Curso de Psicologia/2013 da Universidade Potiguar do Rio Grande do Norte, as alunas Adriana Botelho e Jessica Vieira externaram uma preocupação não muito convencional no mundo acadêminco, uma vez que a Saúde Mental de Policiais e Bombeiros Militares do RN nunca tinham sido uma prioridade enquanto objeto de estudo. Tal preocupaçao surpreendeu a todos, tanto os professores da banca de avaliação quanto aos que estavam ali presente como telespectadores.

Essas Alunas tinham algo em comum que as fizeram sutilmente despertarem para essa delicada questão, pois ambas são filha e esposa de Policiais Militares. 

Também salientamos que Adriana Botelho se debruçara e externara essa preocupação com o tema, não só como pesquisadora, e sim como mãe e companheira de um Policial Militar, tendo em vista também ser integrante de um movimento pela valorização profissional da categoria policial/bombeiros militar intitulado de (FOMUPM-RN) Forum de Mulheres de Praças da PM.


Depois de mergulharem profundamente numa pesquisa minuciosa durante sete meses de estudos junto ao corpo clínico da Polícia e Bombeiros Militar/RN entrevistaram vários especialistas da área de Psiquiatria, abordando tais atividades desses tecnicos, e concluíram que existiam uma sobrecarga, uma condição excessiva nas atividades desses, entretanto, esses fatores vinham afetando diretamente a Saúde Mental dessas corporações.


Fora as frustrações relacionadas a estereótipos firmados culturalmente pela própria sociedade estigmatizando diretamente a atividade policial militar em especial.

A inércia dos governos, a desvalorização profissional com esses guerreiros, sem dar a mínima condição de trabalho, sem investir no material humano, não restaram duvidas a essas jovens Psicologas a afirmarem que tais situções vem levando esses a condições desumanas no campo de sua atuação.

Faltam material carga inerentes a Segurança direta dessas atividades, sem resaltar quanto a necessidade de uma condição básica de sobrevivência para todo seguimento que é uma Remuneração digna e uma ascensão funcional bem definida (plano de carreira).

Segundo as Alunas Priorizar a Saúde Mental desses combatentes iriam trazer benefícios diretos não só ao Policial/Bombeiro Militar, como também a Saúde Pública, uma vez que afeta diretamente ao atendimento do Cidadão em geral. 

Nesses estudos essas Psicólogas chegaram a triste conclusão:

"Criam-se em nossas academias "Bombeiros e Policial militar pseudos seres-humanos como máquinas para lidarem com a sociedade, e esses homens/máquinas estão prestes a explodir". 

E elas em caráter de Urgência não veem outra saída, a não ser a criação de um núcleo de apoio psíquico-social, com dedicação exclusiva a esses trabalhadores, para  que se encontrem mecanismos que preservem esses colaboradores, tanto como Policiais/Bombeiros Militares e acima de tudo como Cidadãos Brasileiros.

Parabéns as Alunas de Psicologia Adriana Botelho e a Jessica Vieira pelo trabalho e serviço prestado a esses guerreiros Policiais/Bombeiros Militares que prestam serviços dignos a sociedade mesmo nas condições anormais que se encontram.




Tenho Dito,






Beto Nazário.















Nenhum comentário: