01/11/2012


Notícias > Gate constata bomba no shopping via direta após assalto e detona o artefato.

Notícias

Acs PM RN

01/11/2012 - Gate constata bomba no shopping via direta após assalto e detona o artefato.

O shopping Via Direta, no bairro de Mirassol, Zona Sul de Natal, foi alvo de ação de um casal de bandidos, na noite dessa terça-feira (30), em uma de suas lojas, uma joalheria, que teve alguns produtos roubados após recolherem joias que estavam no mostruário.
Na ocasião, o crime considerado ousado por se tratar de um estabelecimento de grande circulação de pessoas, com apoio de segurança privada, ainda reservou momentos de pânico entre funcionários e clientes, que ao fugir o suspeito deixou uma caixa com uma suposta bomba camuflada. Por minutos, a vendedora evitou alertar qualquer segurança sobre o roubo temendo a detonação do explosivo, mas sua angústia foi percebida e a polícia informada do ocorrido.

Sargento Judiberto Soares, responsável pelo desarmamento da bomba

Segundo o tenente Alisson oficial de serviço junto ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE), a ocorrência deu início por volta das 20h30, com o roubo a joalheria, cujo valor do prejuízo material não foi revelado. "O que sabemos é que a ação foi rápida. Nenhum funcionário foi agredido, mas não puderam fazer nada", disse o policial militar, que confirmou a presença de circuito interno, o que pode colaborar no encontro do casal.

Feito o isolamento da área por motivo de segurança por policiais militares do Bope, da Companhia de Policiamento Ambiental e do 5º BPM, militares especializados do Bope, após analise preliminar confirmaram a suspeita. Uma caixa com artefato explosivo foi deixado no estabelecimento e teve que ser retiro as pressas pelo Batalhão de Operações Especiais para uma área mais segura que detonarão a caixa contendo duas bananas de dinamite ligadas a um celular, que de acordo com informações repassadas tinha capacidade para destruir o local e até mesmo as lojas vizinhas. A informação foi confirmada pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) na manhã desta quarta-feira (31), durante uma coletiva de imprensa na sede do batalhão.

A dupla fugiu com destino ignorado, mas o destaque foi a ação mais importante no momento: o isolamento da ala onde estava o artefato e a remoção do explosivo para um local mais afastado. "Retiramos a caixa da loja e levamos para um ponto que tivemos condições de fazer a neutralização do explosivo", contou o oficial Tenente Alisson, revelando que a ação do BOPE foi finalizada por volta das 22h. A ação foi considerado atípico, Segundo o tenente coronel Marcos Vinicius, comandante do BOPE, por ser o primeiro assalto com utilização de bomba em todo o RN.

“Em outras ocorrências já atendemos situações semelhantes, mas não com os modos operante que esses cidadãos usaram, de utilizar uma bomba, ameaçar uma pessoa e deixa-la no local. Mas em ocasiões anteriores, principalmente em caixas eletrônicos, a gente tem aí o acionamento de bombas que rompem os caixas para subtrair o material”, afirmou o sargento Judiberto Soares, que realizou o desarmamento do material. Ainda segundo ele, foi feito o isolamento da área onde estava o arfetato e a remoção do explosivo para um local mais afastado, onde aconteceu o desarmamento.

  A polícia já tem em mãos as imagens do casal que assaltou a joalheria no Shopping Via Direta, na zona Sul de Natal. De acordo com a assessoria de imprensa do shopping, câmeras de segurança captaram as imagens dos assaltantes. A gravação foi entregue aos policiais do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope). A assessoria relatou que o homem e a mulher tinham boa aparência e estavam bem vestidos, o que não levantou suspeitas. Desta forma, a assessoria de imprensa afirmou também que não se faz necessário o reforço na segurança do shopping, porque o ocorrido foi atípico e não coloca em dúvida a eficácia da vigilância no local.
Autor: Robson Mendonça de Souza

Nenhum comentário: