23/05/2020

MULHER, OUSADIA, PERSISTÊNCIA, TABUS E POLÍCIAL MILITAR

Mulher militar, de Espinhos a lindas Margaridas


A Coronel Margarida é Gente da Gente



Quem nos dera que em meio a tantos sofrimentos e absurdos, em plena era pós-regime militar encontrássemos apesar dos pesares uma História de muita perseverança e força de vontade de vencer. 

Assim é a história de vida da primeira Mulher a ser promovida ao mais alto posto e graduação da Polícia Militar do Rio Grande do Norte a Coronel Margarida Brandão Fernandes de Araújo. 

A jovem Margarida Brandão ingressou no ano de 1990 no auge de sua utopia aos 20 anos de idade na primeira turma de mulheres no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, poucos anos após a abertura politica do regime militar no Brasil  permanecendo como Soldada (praça) até o ano de 1995 quando passou no concurso do CFO para ingressar como oficial da PM\RN. 


aluna soldado Margarida Brandão, ano 1990 - CFAPM

Filha de um paraibano o jornalista João Bosco Fernandes (falecido) e de uma educadora professora aposentada a potiguar Maria Wilma Brandão.  É casada com o também Coronel PM\RN Artur Araújo e tem duas filhas. 

É formada em Letras pela UFRN, é Bacharel em Segurança Pública e Pós graduada em Técnicas de Ensino e habilitada no Curso Superior de Policia. 

Teve toda uma base educacional nas escolas públicas de Natal estudou nas escolas estaduais Manuel Dantas e na Escola Sebastião Fernandes de Oliveira, escolas tradicionais no bairro de Tirol. Desde criança foi orientada por sua mãe ha não desistir jamais de seus objetivos, assim, por ser mulher, diante de uma realidade nada convencional arriscou tudo ingressando na carreira militar. 

Segundo a Cel Margarida para ela a vida militar foi um impacto cultural sem precedente, sem entender como funcionava tiveram que encarar um universo totalmente adverso e machista na Polícia Militar, considerando que essa seria a turma das Pioneiras Potiguar no ingresso feminino na caserna. 

Desta forma não seria tao fácil, muitos gritos e humilhações, elas não eram bem vindas, e como alunas soldados foram recepcionadas pelo serviço militar da forma mais cruel como cartão de boas vindas, no mais alto preconceito, todas tiveram os cabelos mutilados cortados num corte totalmente masculino, tendo em vista o regime militar não admitir mulheres com cabelos longos. 

Foi um choque para aquelas jovens, uma vez que os cabelos no mundo feminino são de fato e de direito intocáveis e irrenunciáveis num contexto constitucional.

Ano 1990 \ Curso do CFSD, 1º pelotao feminino da Polícia militar do Rio grande do Norte

"O cabelo e a autoestima da mulher estão sempre ligados. Ele evidencia sua identidade, o seu estilo, o seu humor, além de ser símbolo de empoderamento feminino. Alguns cuidados ou até mesmo uma mudança radical podem ajudar ou prejudicar na autoestima".

Para a  Cel Margarida ainda que muitas situações tenham conspirado contra a palavra chave em sua vida é gratidão por ter vivido esses 29 (vinte e nove) anos e 5 (cinco) meses como policial militar, pois potencializaram seu conhecimento, e foram esses ensinamentos que aprimoraram sua visão de como é preciso ser forte para ser uma Mulher num mundo em que ate os dias atuais permanecem em preconceito velado, todavia, com todo preconceito, essas mulheres as pioneiras potiguar do Estado do RN trouxeram na década de 90 uma nova roupagem a Policia Militar  junto a sociedade, onde na oportunidade foram estreitadas os laços e a relação de confiança, daí uma nova realidade, um novo recomeço. 

A Cel Margarida Brandão desde então tem desenvolvido um trabalho exemplar dentro da corporação, pois foi responsável pela implantação do PROERD - Programa Educacional de Resistência as drogas do Rio Grande do Norte , implementando ações de prevenção e cidadania em 52 municípios no Estado foi também responsável pela coordenação dos projetos de prevenção e cidadania as crianças e jovens em situação de risco do estado do Rio de Janeiro, do projeto Medalha de Ouro, dos jogos Pan-americanos designada na época pelo Presidente em exercício Luiz Inácio Lula da Silva e pelo coordenador geral das ações dos jogos Pan-americanos,  o policial federal José Hilário de Medeiros e participou como facilitadora em diversos cursos de formação Nacional e Internacional do PROERD . destacando-se pelo engajamento nos movimentos sociais e na valorização da dignidade humana. 


Hoje a Cel Margarida ocupa merecidamente a coordenadoria de Segurança institucional do Gabinete Civil do Governo do Estado da Professora Fátima Bezerra. 

algumas das Pioneiras potiguares, primeiras mulheres a compor a tropa da PM\RN

Em uma conversa aberta com o Bloqueixas Popular essa Oficial Superior nos afirmou que o momento mais marcante em sua vida profissional foi sua promoção ao ultimo posto de Coronel\PM devido a todo um contexto de preconceito que teve que encarar diariamente estabelecido por algumas pessoas por simplesmente ser mulher, assim, chegar onde ela chegou eram em muitos momentos surreal, um sonho praticamente difícil de conquistar, tendo em vista dentre 22 (vinte e dois) Coronéis da ativa ela se tornou a unica Coronel PM\RN Feminina da corporação.



"O mundo teve uma inegável evolução, tanto na indústria quanto nas tecnologias cibernéticas, mas infelizmente algumas mentes infrutíferas se atrofiaram na ignorância expelindo e vomitando seus reis na barriga, o mundo 'marca passos' quanto a valorização da mulher na sociedade. Não precisamos do consentimento nem da anuência de algumas pessoas para nos impormos enquanto cidadãs, a caminhada é árdua mas temos que continuar lutando por nosso espaço, a vida é uma luta constante por um mundo mais justo e  mais igualitário"   

Coronel PM\RN Margarida Brandão Fernandes de Araújo



A Cel também nos afirmou que  depois de muito relutar em breve lançará seu primeiro livro falando de sua vida na Polícia Militar do RN que trará uma narrativa da participação da mulher na historia da segurança publica recheada de muitas surpresas e emoções.   

Entre tantos momentos vividos na vida de qualquer ser humano é inaceitável que a condição de ser mulher ainda seja para muitos um empecilho na construção de um futuro melhor.

Beto Nazário


A nossa gloriosa Polícia  Militar tem 186 anos de existência de relevantes serviços prestados a sociedade, já ta mais do que na hora de vermos uma mulher no comando dessa centenária instituição de segurança publica. 

Fica a dica



Tenho dito,




Bloqueixas Popular


10 comentários:

Unknown disse...

Uma mulher brilhante, merecedora de tudo que conquistou, sou fã e admirador, gosto muito de te, Paulo Cavalcante...

Rennê Felipe disse...

Admiro demais!! <3

Sargentosimone disse...

Essa Quebra de Paradigma, é essencial para inovar, colocar uma nova roupagem. Onde o batom, unhas pintadas, coque no cabelo, possam fazer a diferença. Dessa forma podemos, levantar as âncoras do passado e, mais do que tudo, ter foco para enfrentar o novo, cujo desfecho na linguagem popular pode ter duas opções: "Pegar um atalho" ou " Esticar o caminho". Preferimos esticar o caminho durante 30 anos, nessa competição desonesta. Parabéns minha Comandante e amiga.

Unknown disse...

Parabens para minha querida sobrinha.
Deus a abençoe grandemente.

Unknown disse...

Uma Grande comandante e gestora.

Cephas Barreto- disse...

Que paradoxo esse da vida, de fazer mais forte que muitos homens uma singela e "frágil" Margarida. Te amo

Anônimo disse...

Perfeita reportagem, perfeita colocação,realmente uma mulher admirável. A nossa História se faz por grandes mulheres e não esqueçamos, dos grandes homens que estão por trás. Ela é um exemplo de LUTA!

Teresa Faria disse...

Parabéns! Sempre admirei essa guerreira!

Unknown disse...

Parabéns a Coronel Margarida, bem como ao Blog pelo trabalho!

Bloqueixas Popular disse...

ter conhecido parte da vida da Coronel Margarida Brandão enquanto policial militar nos encantou muito, uma mulher dedicada e comprometida com a missão que escolheu em sua vida, para o Bloqueixas Popular ver pessoas interagindo com nossas matérias é muito mais gratificante, uma vez que chegamos ver a nossa meta ser alcançada, que é divulgar a história exemplar de vidas de pessoas que existem e fazem por onde ser realmente elogiadas.

Obrigados a todos e fiquem com Deus