10/12/2011

ABC FC mais que um time, um representante do POVO.

ABC Futebol Clube é uma associação esportiva brasileira, fundado como clube de futebol por um grupo de jovens da elite potiguar no dia 29 de junho de 1915, no bairro da Ribeira, na cidade de Natal.


O ABC é a equipe brasileira com o maior número de títulos estaduais conquistados, são 52 ao todo. E além disso, é junto ao América Mineiro, o recordista de conquistas estaduais consecutivas, sendo dez vezes campeão entre os anos de 1932 e 1941.



Trata-se também, do único clube do  estado, e um dos poucos da região Nordeste do Brasil, a possuir estádio próprio: 

Estádio Maria Lamas Farache, conhecido informalmente como Frasqueirão, construído com o objetivo de ser a nova casa do clube, e inaugurado em  22 de janeiro de 2006.

Além disso, está, segundo o instituto Datafolha, entre as 47 maiorestorcidas do Brasil, sendo a maior torcida do Rio Grande do Norte. Nessa mesma pesquisa, o clube aparece como a 27ª maior torcida do Brasil



O historiador potiguar, Luís da Câmara Cascudo, chegou a criar um frase antológica sobre o time:

" Numa cidade chamada Natal existe um povo chamado ABC.Cquote2.svg

Em 21 de julho de 2008, foi sancionada na cidade de Natal, a lei n.º 9 107/2008, no qual, fico definido, que no dia 29 de junho de cada ano, será comemorado o "Dia do ABC Futebol Clube" homenageando, dessa maneira, a data de fundação do mesmo.

Por sugestão do sócio, e fundador, José Potiguar Pinheiro, o primeiro clube do RN, adotou o nome de ABC Futebol Clube, aprovado por unanimidade. 

O conjunto de letras ABC, prestou uma justa homenagem, ao pacto de amizade fraternal, amparado diplomaticamente pelos países ArgentinaBrasil e Chile, que visava a cooperação mútua entre esses três países, e fora sacramentada com a assinatura do Pacto do ABC, cujas letras, fazem referência às iniciais dos três países.



Apesar do ABC FC, ter sido criado por uma elite de jovens natalenses, ao longo dos anos, foi se identificando com O POVÃO, a classe operária do RN. 

Passaram-se os anos, e o "mais querido", termo carinhosamente usado por seus torcedores, foi criando em dia de jogos, pelas ruas de Natal, uma veradeira romaria, tendo em vista, seus torcedores serem menos favorecidos, sem automóveis próprios, se deslocavam a pé aos campos de futebol, nos quais, o ABC FC iria se apresentar. 



Seu mascote oficial é fortemente representado pelo ELEFANTE, figura que representa geograficamente todo estado do Rio Grande do Norte.

 


 ABC FC, faz a festa na CBF no Rio de Janeiro, junto a outros grandes times do Brasil, na entrega do troféu de CAMPEÃO BRASILEIRO SÉRIE "C" 2011.







Em Natal uma multidão saíram as ruas, para comemorar o primeiro título NACIONAL de um time POTIGUAR na história de nosso futebol.


"O ABC FC NADA MAIS É "QUE UM TERMÔMETRO SENTIMENTAL DA CAPITAL ESPACIAL DO BRASIL."

Palavras esternadas pelo torcedor Fábio Romero Damião, policial militar/RN e seguidor ferrenho da máquina alvinegra.


Analizando friamente, falar do ABC FC, é simplesmente, diagnosticar uma região, interpretar um povo Norte riograndense, esse time, não é só um clube de futebol, ele representa o proletariado potiguar, e os anseios de uma população. Visto que, ainda carrega consigo, o pseudônimo de "clube do povo". 

É emocionante ver em dias de jogos, em horários que antecedem as partidas, ouvir no rádio, torcedores dizerem que já juntaram o dinheiro necessário para ir ver o seu time mais querido jogar. É é para mim, um dos maiores manifestos de amor por um clube de futebol, que o mundo esportivo já ouviu falar.









Tenho dito,


Beto Nazário.

2 comentários:

Guimarães disse...

Caro Beto, é verdade, o "elefantinho" só é conhecido pelos títulos estaduais (52) porque nacionalmente, o mais tradicional do RN é o "Dragão". Hi!esqueci... o "elefantinho" foi campeão da 3ª divisão! Claro, que o Dragão não tem nenhum titulo brasileiro, não tem importância, porque devido o ranking da CBF, estamos sendo convocados á participar da Copa do Brasil. Campeão do Nordeste e tradição em campeonatos brasileiros, vocês vão ter que "ralar" (passar vários anos disputando) para poder se posicionar entre os 30 melhores.... no rankig o dragão está na 28ª, enquanto o "elefantinho" mesmo ganhando títulos estaduais (não conta) campeão da terceirona, continua na 54ª colocação.. Tradição, Beto, é outra coisa!

Um abraço,
Guimarães (pai de Tatyana).
Contato: 3232-5185 / 8768-5215 (e-mail:guimaraesgac@gmail.com)

Anônimo disse...

É impressionante como a história do ABC se confunde com a história do povo do Rio Grande do Norte. Parabéns, ao povo chamado ABC.